Negociações avançam para a criação do Parque dos Jumentos em Santa Quitéria | A Voz de Santa Quitéria
PUBLICIDADE

Negociações avançam para a criação do Parque dos Jumentos em Santa Quitéria

A Câmara Municipal de Santa Quitéria sediou na manhã desta quarta (20), uma reunião entre professores, pesquisadores e representantes de várias entidades, que discutiram a criação do Parque de Preservação dos Jumentos, no município de Santa Quitéria.
A ideia, cogitada desde meados de 2013 pela União Internacional Protetora dos Animais-Ceará (UIPA) e pela ONG inglesa The Donkey Sanctuary, é transformar a fazenda Paula Rodrigues, pertencente ao Detran-CE, no primeiro parque de preservação da espécie no mundo. Os trabalhos e reuniões buscam reunir interessados e especialistas de várias áreas contidas na temática do Jumento Nordestino, dando visibilidade ao símbolo animai típico de nossa região. Ainda, são objetivos vitais do projeto: sanar o problema dos atropelamentos, acidentes e mortes nas estradas, além de oferecer condições dignas de vida aos jumentos mantidos na Fazenda Paula Rodrigues, garantindo o bem-estar e sanidade animal dos resgatados.
As proposições e deliberações já vêm avançando para que as ações se concretizem, dado o grande número de animais no local que, recolhidos das estradas, chegam em condições precárias, com alto custo ao Detran cearense para manter as atividades e funcionalidade da estrutura já existente.
De acordo com o professor da USP, Médico Veterinário Dr Adroaldo Zanella, há a expectativa dentro das negociações com o Governo do Estado do Ceará, para que seja utilizado o espaço da Escola Família Agrícola, na fazenda Hilário (obra paralisada), criando assim, um polo de integração, educação e tecnologias sustentáveis aberto à comunidade.
Participaram das atividades representantes do Detran do Ceará, Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura, pesquisadores das Universidades Federal de Alagoas (UFAL), Federal da Bahia (UFBA), Estadual do Ceará (UECE), Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Centro Universitário de Teologia Aplicada (UNINTA) e Universidade de São Paulo (USP). O evento foi organizado pela Força Tarefa Nacional Pelos Jumentos, com apoio da ONG The Donkey Sanctuary que está avaliando uma proposta de continuidade das atividades de proteção da saúde e bem-estar dos jumentos no Nordeste do Brasil.
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget