PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desemprego no país sobe para 12% e atinge 12,7 milhões de pessoas, diz IBGE

O desemprego no país foi de 12%, em média, no trimestre encerrado em janeiro, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice subiu em relação ao trimestre anterior (11,7%) após duas quedas consecutivas. Na comparação com o mesmo período do ano passado (12,2%), o resultado foi considerado estável pelo instituto. 
Segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil foi de 12,7 milhões de pessoas. Isso representa alta de 2,6% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2018, houve estabilidade.
Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.

Informalidade
O total de pessoas ocupadas (92,5 milhões) caiu 0,4% em relação ao trimestre anterior e cresceu 0,9% na comparação com o mesmo período de 2018. 
A quantidade de empregados no setor privado sem carteira assinada caiu 2,8% em relação ao trimestre anterior, chegando a 11,3 milhões de pessoas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve alta de 2,9%.
A soma dos trabalhadores por conta própria cresceu 1,2% na comparação com o trimestre anterior, alcançando 23,9 milhões de pessoas. 

Vagas com carteira e rendimento
O número de empregados com carteira de trabalho assinada (32,9 milhões) ficou estável.
Segundo o IBGE, o rendimento médio do trabalhador ficou em R$ 2.270 no trimestre terminado em janeiro, alta de 1,4% na comparação com o trimestre anterior e estável em relação ao mesmo período do ano passado. 

Desalento
De acordo com o IBGE, o país registrou 4,7 milhões de pessoas em situação de desalento (que desistiram de procurar emprego) no trimestre encerrado em janeiro. O número ficou estável em relação ao trimestre anterior, mas subiu 6,7% no confronto com o resultado de 2018.

UOL
Cadernos:
[disqus][facebook]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget