PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



Dois açudes sangram no Ceará nesta quinta-feira

Moradores de Palmácia gravaram o açude Germinal sangrando, nesta quinta-feira, 14. Segundo boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), ele atingiu 100,14% de sua capacidade, de 2.014.427 metros cúbicos. O Tijuquinha, em Baturité, também passou pelo evento, chegando a 100% de seu volume, de 881.235 metros cúbicos, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos.
Essa não é primeira vez que o Germinal sangra em 2019. De 30 de janeiro a 2 de fevereiro deste ano, o açude registrou a mesma porcentagem desta quinta. Neste ano, ele permaneceu com volume acima de 90%, mesmo com a diminuição de chuvas nos últimos dias desta quadra chuvosa.
Já para o Tijuquinha, o evento dá prosseguimento a um padrão de diminuição gradativa de volume, que começa em julho e vai até dezembro, chegando a menos de 5% de sua capacidade. A partir de janeiro, o nível do reservatório começa rapidamente a subir até começar a quadra chuvosa, de fevereiro a maio, e superar os 90%.
Apesar de registrarem os mais altos níveis de água, Germinal e Tijuquinha não foram os que mais receberam aporte nesta quinta. Neste caso, são eles: Itaúna, Tucunduba, Batente, Gameleira e São José I.
Além deles, os açudes Jenipapo e Cocó, que sangrou no último dia 8, estão com níveis elevados, chegando a 91,94% e 93,8%, respectivamente, nesta quinta.

Abastecimento abaixo de 30%
Os demais 104 açudes estão com volume inferior a 30%, no Estado. Desses, 15 estão secos e 29 em volume morto. 
Quatro bacias registraram volume percentual inferior a 10%. São elas: Alto Jaguaribe (5,82%), Banabuiú (6,89%), Médio Jaguaribe (3,68%) e Sertões de Crateús (5,33%).

O POVO Online
Cadernos:
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget