174 municípios cearenses apresentam risco de descumprir meta do Plano Nacional de Educação

174 municípios cearenses apresentam risco de descumprir meta do Plano Nacional de Educação

Um levantamento realizado pelo TC Educa, plataforma eletrônica desenvolvida para monitorar e fiscalizar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), mostra que 174 municípios cearenses apresentam risco de descumprir a meta no prazo estabelecido.
De acordo com o estudo, apenas os municípios de Eusébio, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante estiveram em situação regular em 2017. Entre eles, o Eusébio foi o que mais registrou avanço entre 2014 e 2017.
O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece metas e estratégias de orientação das políticas educacionais até 2024. A meta 2 analisada no levantamento, determina que todas as crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos de idade, devam estar matriculados no Ensino Fundamental até o último ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). No Ceará, 94,5% dos municípios correm o risco de descumprir este indicador.
A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) informa manter parcerias com os municípios para melhorar a qualificação do atendimento aos alunos.

Ceará Agora