PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



Quadra chuvosa de 2019 é a 3ª melhor do Ceará em 20 anos

A quadra chuvosa de 2019 (fevereiro a maio) é a terceira melhor já registrada no Estado nos últimos 20 anos. Com uma semana para o fim do período, o volume de chuva já atingiu 671.9 mm no Ceará.  
A média deste ano fica atrás apenas dos índices contabilizados em 2009, quando choveu 977.1 mm, e em 2008, que registrou 771.9 mm de precipitações. As chuvas devem continuar ocorrendo até o fim de maio, mas com menor frequência e intensidade. O mês que teve o maior volume de chuva do período de 2019 no Estado foi março, que acumulou 208.9 mm - ultrapassando a média histórica prevista para o mês (203.4 mm). 
De acordo com o meteorologista Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão de boas chuvas para o Estado foi confirmada. "O balanço parcial aponta que as chuvas ficaram dentro do previsto nos dois prognósticos apresentados, com melhor distribuição no Centro-Norte do Estado em detrimento da região Centro-Sul", relatou. 

Volume de reservatórios 
Mesmo com a boa média de chuva em 2019 no Estado, os três maiores reservatórios do Ceará continuam com menos de 30% do volume. O Castanhão, o maior do Ceará, passou de 3,7% para 5,5% no período. O abastecimento do açude, inclusive, para a Região Metropolitana de Fortaleza foi suspenso por conta do baixo percentual, e deve durar até 30 de junho. 
O Orós, o segundo maior do Estado, teve aumento de 3,8% no volume, passando de 5,4% para 9,2%. O Banabuiú, terceiro maior, registrava no início do ano 5,4% e está com 8,1% atualmente. 
O Estado está com 21,4% de volume de água nos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Em igual período do ano passado, os reservatórios acumulavam em média 17,1% de volume.

Diário do Nordeste
Cadernos:
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget