PUBLICIDADE



Agricultor morre após ser picado por cobra na zona rural de Santa Quitéria

Um agricultor de 71 anos faleceu na manhã desta quinta-feira (20), no Hospital Regional Norte, em Sobral, após ter sofrido uma picada de cobra há seis dias atrás na localidade de Boa Vista dos Mirandas, zona rural de Santa Quitéria.
Pedro Duarte Ambrósio, conhecido como Pedro Eurico, era residente na fazenda Barra, distante 28km da sede e próximo do local onde aconteceu o fato. Segundo informações, na manhã da sexta-feira (14), a vítima estava colhendo feijão, quando acabou sendo picado por uma cobra da espécie jararaca-malha-de-cascavel.
Ele foi socorrido imediatamente para o Hospital Municipal de Santa Quitéria, onde houveram os primeiros atendimentos e devido ao fato de não ter o soro antiofídico, foi encaminhado para Sobral.
Segundo populares, Pedro já sofria de alguns problemas de saúde e com a picada, o seu estado se agravou, tendo sofrido duas paradas cardíacas e na última, veio a óbito pela manhã.
Procurado pelo A Voz de Santa Quitéria, o diretor do Hospital Municipal, Diego Timbó, lamentou o fato e confirmou a versão da indisponibilidade do soro, que também falta em várias cidades, devido determinação da Secretaria de Saúde do Estado em concentrar o medicamento apenas em hospitais-polos.
Timbó afirmou ainda que um relatório deverá ser elaborado junto com a Secretaria Municipal de Saúde e entregue na SESA, apresentando a situação do município, em extensão territorial e a distância para se buscar atendimento (há localidades com até 80km distante da sede) e solicitando urgência na disponibilização deste material.
O corpo de Pedro foi sepultado na manhã de hoje (21), no cemitério local.


Perigo
Com as fortes chuvas que banharam o município nos últimos meses, a quantidade de cobras se multiplica em áreas urbanas e rurais, principalmente, porque no interior, não há o costume de proteção, em usar botar, luvas e, em casos de limpeza de terreno, por desatenção, não olham direito o local e acabam sendo picados.

O que fazer em caso de picada de cobra
  • Lavar o local da picada com água e sabão ou soro fisiológico.
  • A pessoa picada deve ficar deitada e o mais calma possível. A intenção aqui é impedir que o sangue se espalhe rápido, atrasando também que o efeito do veneno em outras partes do corpo.
  • Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele.
  • Procurar a unidade de saúde mais próxima
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget