PUBLICIDADE



Crianças esperam até 7 horas por leito e são atendidas nos corredores de hospital infantil no Ceará

Mães de crianças internadas no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, denunciaram, nesta sexta-feira (21), o quadro de superlotação da unidade. Segundo relatos das acompanhantes, pacientes estão recebendo atendimento em leitos improvisados, nos corredores do centro. O G1 teve acesso a registros que mostram os espaços tomados por crianças acamadas.
A assessoria de comunicação do Hias informou que todas as crianças estão sendo atendidas e que lotação deve-se à época de calor intenso e chuva. “O hospital ressalta que está em execução o plano de contingência, com reforço dos protocolos de assistência e segurança à saúde dos pacientes, ações que têm garantido atendimento a todas as crianças mesmo com a alta demanda”.
A reportagem constatou a superlotação após visitar o hospital nesta manhã e na tarde da quarta-feira (19). A situação também foi confirmada por um dirigente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Ceará (Sindsaúde-CE), que preferiu não se se identificar. “Tinha crianças no corredor até o registro do ponto e o bloco cirúrgico”, detalhou.

Dificuldade
Com seu filho de dois anos apresentando febre e fortes dores abdominais, a autônoma Roberta Moreira o levou à emergência do hospital na noite de terça-feira (18). A criança precisou de internação mas só conseguiu um leito, improvisado, sete horas depois que chegou à unidade.
“Não cabe mais nenhuma [criança]. É uma briga para passar alguém ali porque está muito lotado. Quando alguém vai passar, eu preciso levantar, afastar a maca do meu filho e tirar a cadeira onde eu fico sentada”, relata a mãe.
Segundo dirigente do Sindsaúde-CE, 18 "leitos de corredor" são autorizados a funcionar pela Secretaria da Saúde em situações de emergência. “Mesmo que o leito seja legalizado, não era para estar no corredor. Esse leito fica no trânsito de todos os profissionais, no trânsito de visitantes, perto das máquinas, isso é até um risco para as crianças”.

G1 CE
Cadernos:
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget