PUBLICIDADE



Encontro debate sobre suicídio e métodos de prevenção em Santa Quitéria

Com o aumento de casos entre as pessoas, principalmente os mais jovens, o suicídio tem despertado a atenção das autoridades e de profissionais de assistência social e saúde, que buscam a cada dia, novas alternativas para preservar estas vidas. Na manhã desta terça-feira (02), a EEEP Monsenhor Luís Ximenes Freire sediou o primeiro encontro sobre suicídio e suas metodologias de prevenção, promovido pela Secretaria de Assistência Social e o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, do Ministério Público do Estado do Ceará.
O evento, voltado para prevenção e posvenção do suicídio, foi destinado ao público em geral e aos técnicos municipais e contou com participação de profissionais dos municípios de Santana do Acaraú, Guaraciaba do Norte, Canindé e Catunda.
As palestras contaram com a participação do mestre em Saúde Pública e comandante da Seção de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, José Edir Paixão, e do promotor de Justiça e coordenador do Caopij, Hugo Mendonça.
De acordo com a psicóloga Adrina Soares, idealizadora do evento, o debate se faz necessário, principalmente, para que assegurem políticas públicas efetivas de prevenção ao suicídio no município. Segundo ela, desde agosto de 2018, Santa Quitéria não teve mais casos concretizados e por outro lado, neste ano, houveram sete tentativas.
Para o promotor Hugo Mendonça, o objetivo do projeto Vidas Preservadas é que todas as pessoas tenham acesso a informações de prevenção do suicídio e, assim, possam se ajudar e auxiliar outras pessoas, com ferramentas formuladas pelo próprio MP e os municípios. Atualmente, 48 cidades já aderiram a iniciativa e a expectativa é para que até o final deste ano, Santa Quitéria também possa construir e aprovar o Plano Municipal de Prevenção, Intervenção e Posvenção do Suicídio.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget