PUBLICIDADE



Média de tempo para recuperar veículo no Ceará é de 5 a 10 minutos

Atualmente, um veículo furtado ou roubado no Ceará é recuperado de cinco a dez minutos depois que a vítima registra a ocorrência via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), ligando para o 190. O baixo tempo estimado acontece porque, conforme o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, o uso do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) causou uma mudança tática de policiamento.
Instalado no estado em maio de 2017, o Spia auxilia no combate à mobilidade do crime recuperando os veículos alvos dos criminosos, até mesmo antes que eles sejam utilizados para cometer novos delitos. São 3.300 câmeras de monitoramento espalhadas em 43 dos 184 municípios do Ceará.
Lira explica que o sucesso do Spia está diretamente ligado à integração feita com órgãos para que as imagens destas milhares de câmeras sejam compartilhadas com a SSPDS. Lira conta que a partir do momento que as autoridades conseguem tirar a mobilidade dos criminosos, o número de crimes baixa e aquele infrator fica sem a chance de fugir para longe.
"O cidadão liga, o operador joga no sistema e a partir daí o sistema faz a busca, quando localiza, o sistema volta a informação para o operador e essa pessoa vê todo o policiamento que está no entorno e o guia para fazer o cerco de busca e captura. O operador vê se está engarrafado e a partir disso pode passar para viatura ou motopatrulhamento", disse Lira.

Mais de 25 mil veículos recuperados
Conforme estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), desde a data do início do Spia até junho de 2019, 25.143 veículos foram recuperados no estado. A Pasta divulgou que o número de carros roubados em igual período foi 19.786. Não foram informados os números referentes a furtos, mas, de acordo com a SSPDS, a média é de 90% de localização.
O trabalho da máquina junto ao operador vem do conceito de indústria 4.0 adotado pela Secretaria da Segurança Pública. A Supesp ressalta que, para o Spia, o Governo do Ceará investiu cerca de R$ 20 milhões. O próximo passo, segundo o superintendente, é integrar o sistema com imagens das câmeras privadas a fim de ampliar a vigilância.

G1 CE
Cadernos:
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget