PUBLICIDADE



Dia Nacional da Saúde é marcado por ato em defesa do SUS

Na data que marca o “Dia Nacional da Saúde”, 5 de agosto, nesta segunda-feira, a Conferência Nacional de Saúde abriu sua programação com ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo iniciado ontem (4), o evento ocorre em Brasília até quarta-feira (7). A manifestação reuniu gestores públicos, profissionais, autoridades e usuários da rede de atendimento.
A Conferência Nacional de Saúde é o fórum máximo de reunião de diversos segmentos relacionados à área, como gestores públicos das três esferas da Federação, profissionais, usuários do sistema e pesquisadores do tema. Entre seus objetivos estão avaliar a situação do setor no país e elaborar propostas a diversas instituições públicas, do Executivo ao Judiciário, voltadas à promover este direito.
O ato deste dia 5 representou uma iniciativa para levar essas posições à rua, reunindo milhares de participantes em uma manifestação no centro de Brasília. Segundo os organizadores, apesar de constar na programação, o ato teve um caráter “paralelo” ao evento, não fazendo parte da agenda oficial. Na atividade, representantes dos diversos segmentos que participam da Conferência falaram sobre a importância da preservação do SUS e de seu modelo.
A presidente da União Nacional dos Auditores do SUS (UNASUS), Solimar Mendes, destacou a necessidade de reiterar o modelo do SUS e os princípios previstos na Constituição Federal para a área de saúde no país, como as obrigações do Estado em relação ao atendimento da população e no tocante à participação e fiscalização materializadas em instâncias de controle social, como os conselhos de saúde. “Temos que defender a saúde como direito. O SUS não pode perder o seu controle social. É preciso fortalecer os conselhos e o sistema de auditorias”, defendeu a auditora.

Agência Brasil
Cadernos:
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget