PUBLICIDADE



Deputados realizam panfletagem em alusão ao Setembro Amarelo

As ações em alusão ao Setembro Amarelo na Assembleia Legislativa começaram às 7h30, nesta terça-feira (10/09). A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio realizou panfletagem no cruzamento da avenida Pontes Vieira e rua Barbosa de Freitas, distribuindo folhetos informativos para pedestres e motoristas.
“Queremos fomentar a produção legislativa e estar junto aos cidadãos para reduzir os impactos desse sério problema de saúde pública”, afirma o presidente da Frente Parlamentar, deputado Evandro Leitão (PDT), que liderou o movimento. O parlamentar pondera que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, a depressão já será a doença mais incapacitante do mundo.
A panfletagem, de acordo com o deputado, é uma importante ação de alerta e sensibilização junto à sociedade cearense. “Esperamos promover a conscientização sobre o tema e, assim, uma vida com mais equilíbrio para todos”, diz.
O vice-presidente da AL, deputado Fernando Santana (PT), adianta que irá propor que essa ação se repita até o final do mês, devido a importância. “Muitas pessoas que abordamos aqui no trânsito têm familiares com depressão, ou já perderam parentes para a doença. O número de pessoas que sofrem da doença assustam, então devemos realizar um trabalho diligente no sentido de prevenir”, pondera.
A deputada Érika Amorim (PSD) lembrou que hoje, 10 de setembro, é dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e que o assunto deve ser divulgado, assim como os números de ajuda, como o 188, telefone do Centro de Valorização da Vida.
“Qualquer pessoa que se sentir triste ou tiver pensamentos que se inclinem na direção do suicídio pode ligar e será ouvido. Mas nós, enquanto sociedade, devemos trabalhar no sentido de desenvolver esse olhar benevolente com o próximo”, assinala.
O coronel William Rodrigues, comandante da 7ª companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar da AL, também elogiou a iniciativa da AL. “A AL acerta ao se engajar nessa campanha, um trabalho que toda a sociedade deve abraçar e aderir”, ao acrescentar que o Corpo de Bombeiros atua na área de prevenção.
Os panfletos elaborados e distribuídos pela Frente Parlamentar informam sobre a campanha, alertam quanto aos sintomas da depressão, além de listar os centros de atenção e referência especializados no tema.
As ações do Setembro Amarelo prosseguem na manhã desta terça-feira, com palestra e o segundo expediente da sessão plenária dedicado ao debate sobre o tema.
Cadernos:
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget