Santa Quitéria pode contestar dados do IBGE para ter FPM maior em 2020

Santa Quitéria pode contestar dados do IBGE para ter FPM maior em 2020

Na última semana de agosto, o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as novas estimativas populacionais dos 5.570 municípios brasileiros. Sobre o município de Santa Quitéria, um fato intrigou muita gente: o de que teria aumentado apenas oito habitantes em um ano, mantendo-se na faixa de 43,7 mil habitantes.
O número gerou muitos questionamentos nas redes sociais, pelo fato de não se concordar com os números da estimativa e resultando em impacto no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios e para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Por números bem pequenos, Prefeituras podem deixar de arrecadar milhões de um ano para o outro, tamanha a importância de saber com exatidão os números populacionais.
Para pular uma faixa na divisão dos recursos do FPM, Santa Quitéria necessitaria de 446 pessoas, atingindo a marca de 44.149 habitantes. Outros nove cidades cearenses estão nessa situação e poderão entrar com recursos junto ao IBGE, requerendo a recontagem da população e tentar aumentar seus coeficientes para o próximo ano.
Os gestores municipais tem até o próximo dia 17 de setembro para encaminhar ao Instituto as suas contestações, referentes às estimativas populacionais dos Municípios, formalmente documentadas e direcionadas ao órgão.