PUBLICIDADE



Enquanto outras universidades cearenses melhoram, UVA cai de posição em avaliação nacional

Seis universidades cearenses melhoraram de posição no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019. A Universidade Federal do Ceará (UFC), que era a melhor colocada no Estado, conseguiu chegar ainda mais perto do topo, subindo uma posição e sendo considerada a 11º melhor instituição de ensino superior do País.

A avaliação anual atribui pontuações a áreas como ensino (32 pontos), mercado de trabalho (18 pontos), inovação (quatro pontos), pesquisa (42 pontos) e internacionalização (quatro pontos). A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi a única universidade do Ceará a piorar a situação no ranking, indo da posição 131º para a 133º, com notas mais baixas nos quesitos mercado, ensino e inovação.

Universidades cearenses
Entre as cearenses, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) figuram entre as 100 melhores do País. A Estadual ocupa a posição 55º, enquanto a privada está em 63º.

Completam a lista ainda a Universidade Regional do Cariri (Urca), em 175º, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em 168º, e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), em 175º.

Metodologia
Para compor a nota ao avaliar a pesquisa, o RUF leva em conta publicações científicas, citações, relevância dos trabalhos, produção dos docentes e distribuição de bolsas. Em ensino, são avaliadas as opiniões de professores sobre a instituição, os títulos e o regime de trabalho dos docentes, além da nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Em mercado, a pesquisa colhe a opinião de empregadores sobre preferências de contratação. Já em inovação, tanto a parceria com empresas quanto o registro de patentes ajudam a compor a nota. Por fim, a internacionalização considera as publicações e citações internacionais dos docentes.

O POVO Online
Cadernos:
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget