PUBLICIDADE



Sobe para 115 o total de pontos de praia impactados por óleo no Nordeste

Em balanço divulgado nessa terça-feira, 1º, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) informa que subiu para 115 o total de pontos de praias do Nordeste com manchas de óleo. Até domingo, 29 de setembro, eram 113. No Ceará, nove praias foram afetadas pelo derramamento da substância.

Entre levantamentos oficiais do órgão e de outros institutos ligados à preservação ambiental, são mais 70 tartarugas mortas em consequência do óleo em toda a região.

O monitoramento do Ibama nas praias nordestinas ocorre desde o dia 2 de setembro. A quantidade de locais afetados cresce a cada boletim. São 55 municípios impactados espalhados em oito estados - apenas a Bahia não registra localidades afetadas.

Pelo menos 26 pontos já estão livres de óleo, de acordo com o boletim. Eles foram naturalmente limpos pela maré ou por ações planejadas. Nesse fim de semana, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recolheu 500 litros de óleo de praias do Ceará durante operação.

O óleo que atinge as praias tem a mesma origem, segundo o instituto. No entanto, a Petrobras afirma que a substância não foi produzida por ela. As manchas afetaram a balneabilidade de sete praias do Ceará. São cinco no Litoral Oeste: Cumbuco (Caucaia), Taíba (São Gonçalo do Amarante), Paracuru (Paracuru), Flecheiras (Trairi) e Mundaú (Trairi). E duas no Litoral Leste: Porto das Dunas (Aquiraz) e Pontal de Maceió (Fortim). Elas não estão próprias para banho.
Cadernos:
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget