PUBLICIDADE



Ceará tem média de 5 mil alunos transferidos de escola por ano no ensino médio

Fatores externos aos muros das escolas têm influenciado em uma mudança importante para estudantes do ensino médio: a transferência escolar. Todo ano, uma média de 5 mil alunos da rede pública estadual do Ceará mudam de escola, seja por razões socioeconômicas, violência territorial ou dificuldades de aprendizagem.

Entre 2009 e o ano passado, 63.263 estudantes dos ensinos fundamental e médio foram transferidos entre escolas da rede estadual cearense, uma média superior a 6 mil por ano. Do total, 50.293 mil processos foram efetivados nos três anos finais de estudos, de acordo com dados da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade) obtidos pelo G1 via Lei de Acesso à Informação (LAI).

A quantidade de transferências no ensino médio tem aumentado gradativamente. Em 2009, a soma de processos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio totalizou 3.469, número que cresceu para 6.121 estudantes que mudaram de uma para outra escola estadual do Ceará no ano passado – representando um crescimento de 76,4%.

O 1º ano do ensino médio lidera em número de transferências ao longo de toda a série histórica. Em 2018, por exemplo, pouco mais de 3 mil estudantes mudaram de instituição nesta série, outros 2.078 pediram transferência no 2º ano, e mais 1.019 trocaram de escola estadual já no último ano escolar.

G1 CE
Cadernos:
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget