Quiteriense secretária de saúde de Fortaleza apresenta experiências na República Dominicana

Quiteriense secretária de saúde de Fortaleza apresenta experiências na República Dominicana

A secretária municipal da Saúde de Fortaleza, a quiteriense Joana Maciel, está participando do 2º Seminário Internacional sobre “Primeira Infância, Governos Locais e Gestão Territorial”, que acontece na República Dominicana e promove a efetiva articulação dos governos locais, organizações e sociedade civil na proteção e promoção da primeira infância.

Para ela, a primeira infância é uma experiência transformadora. “As políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza voltadas para crianças nessa faixa etária são baseadas nas evidências da neurociência sobre a importância dos primeiros mil dias de vida para o desenvolvimento infantil”, ressalta.

O programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, por exemplo, é pioneiro no Brasil pela transversalidade à Estratégia Saúde da Família ao agregar valor pela presença do agente comunitário nas residências, apoiando o estreitamento dos laços entre a criança e seu cuidador. Outros avanços foram possíveis devido aos programas que compõem os pilares para cidadania desde a infância, como Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDI) e Salas de Apoio à Mulher que Amamenta – Posto de Coleta de Leite Humano.