PUBLICIDADE



Alta dos combustíveis chega a 6,3% no Ceará e previsão é subir mais

O aumento no preço médio dos combustíveis neste ano chegou a 6,3% no Ceará. A gasolina subiu 3,98%, entre janeiro e novembro de 2019, enquanto o diesel subiu 5,4%. Já o etanol, com 6,3%, teve a maior variação, segundo levantamento com base nos dados disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

E a tendência é de que suba ainda mais nessa reta final de ano. Isso porque, apesar de o valor do petróleo cru no mercado internacional estar estável, a escalada da taxa de câmbio tem feito os preços subirem.

"É esperado que em dezembro o preço dos combustíveis suba mais um pouco por conta dessa variação cambial, que hoje se encontra no patamar de R$ 4,24. A partir de janeiro, vai depender de como vai se manter a desvalorização do real ante ao dólar", explica o consultor nas áreas de Petróleo e Gás, Bruno Iughetti.

Na semana de 24 a 30 de novembro, o valor médio da gasolina no Ceará foi de R$ 4,42. Dois centavos a menos do que a média do mês.

O professor de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Aécio Oliveira, frisa que isso se reverte de maneira direta no peso que este consumo tem no orçamento das famílias, mas também de forma indireta, já que o modal rodoviário é a principal forma de transporte de mercadorias do País, o que chega ao valor dos produtos.

O POVO Online
Cadernos:
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget