Com mais de 3 mil raios, Santa Quitéria teve a maior incidência do Ceará em 2019

Com mais de 3 mil raios, Santa Quitéria teve a maior incidência do Ceará em 2019

Foto: Paulo Henrique Feijão
O retorno das chuvas reacende um alerta importante: a prevenção contra raios. Em 2019, 3.735 descargas elétricas caíram em Santa Quitéria, o maior número de incidências do Estado, segundo relatório do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Distribuição Ceará.

Em março do ano passado, jogadores de um time ficaram feridos após um raio atingir o campo durante uma partida na localidade de São Domingos. Além deste sinistro, também houve outros registros na zona rural do município, principalmente, de animais que morreram atingidos pelas descargas elétricas.

Somente nos oito primeiros dias de 2020, 5.061 raios já foram notificados, sendo 70% deles concentrados na região Norte. 

Em caso de tempestades, a prevenção a esses fenômenos, segundo orienta a Enel, deve acontecer dentro e fora de casa. No interior do imóvel, é preciso evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; evitar o uso de chuveiro ou torneira elétrica; evitar consertos de instalações elétricas; e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a chuva durar.  

Estando exposto a tempestade, a companhia não recomenda o contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; assim como estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.