PUBLICIDADE

Governo anuncia R$ 10,1 milhões em bolsas de estudos para combate ao crime

O governo federal vai oferecer R$ 10,1 milhões em bolsas de estudos para combater crimes no País. O programa foi apresentado nesta quarta-feira (8) pelos ministros da Educação, Abraham Weintraub, e da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em Brasília.

O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) em Segurança Pública e Ciências Forenses será desenvolvido com bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes). O edital será lançado em 15 dias e a seleção vai ser feita por consultores da instituição.

Com o programa, os ministérios querem desenvolver pesquisas em várias frentes, principalmente no desenvolvimento de tecnologias para subsidiar o trabalho de órgãos como a Polícia Federal. Entre as iniciativas citadas, a intenção é mapear redes de tráfico e identificar a autoria de crimes por meio de exames de DNA. Outro objetivo anunciado é mapear práticas de lavagem de dinheiro e corrupção.

Um dos possíveis estudos citados pelo MEC é o desenvolvimento de uma tecnologia para ser usada em blitze de trânsito pelo País identificando se o motorista está sob efeito de drogas ilícitas. O programa vai durar cinco anos e poderá envolver 400 instituições com programas já vinculadas na Capes.

Estadão Conteúdo
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget