Hospital do Coração realiza procedimento inédito no interior Norte do Ceará

Hospital do Coração realiza procedimento inédito no interior Norte do Ceará

Thaís Menezes

Sendo especializado em procedimentos cardiovasculares de alta complexidade, o Hospital do Coração de Sobral realizou no sábado (08/02) um procedimento de Fechamento Percutâneo da Comunicação Interatrial (CIA) por meio de cateter, não necessitando abrir o peito para acessar e fechar uma comunicação anômala no coração, que faz com que o sangue se misture de forma inadequada no órgão, causando sintomas e repercussões cardíacas.

O procedimento foi realizado em um paciente de 37 anos que possuía a doença desde seu nascimento. Segundo o Dr. José Maria Bezerra Filho, o que em uma cirurgia normal duraria três a quatro horas, o novo método resolve com rapidez, podendo chegar até menos de uma hora: “Por meio de cateter, e pulsionando a veia femoral, chegamos ao coração e liberamos uma prótese que vai fechar o orifício/comunicação, resolvendo o problema de forma rápida e segura”, enfatiza.

De acordo o médico cardiologista intervencionista Dr. Ronaldo Mont’Alverne Filho, o procedimento realizado é de extrema importância: “Pela baixa invasividade, permite que o paciente se recupere de forma precoce. É um procedimento seguro e portanto chegando a Sobral e região Norte garante modernização do tratamento dessa patologia”, destaca.