PUBLICIDADE

Prepare o guarda-chuva: Chuvas acima da média entre março e maio no Ceará

O Ceará tem 40% de probabilidade de receber chuvas acima da média no período de março a maio de 2020, segundo prognóstico climático divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta sexta-feira (28). Ainda segundo o estudo, existem também 40% de chance de precipitações em torno da normalidade e ainda 20% abaixo da média nos próximos três meses.

Os modelos de previsão climática indicam ainda uma diferença espacial nas regiões Norte e Sul, de modo que na Região Sul do Estado, a categoria mais provável é em torno da normal ou mesmo abaixo da normal em algumas áreas, enquanto na região ao norte do Ceará, a categoria mais provável é acima da normal.

De acordo com a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, a previsão continua otimista. No entanto, o esfriamento no Oceano Atlântico pode trazer impacto nas chuvas no Estado. Isso porque quanto mais frias as águas do oceano mais distante ficará a Zona de Convergência Intertropial (ZCIT). A ZCIT é principal sistema indutor de chuva no norte do Nordeste no período de fevereiro a maio.
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget