Unidade móvel do Sesc oferecerá mamografias gratuitas em Santa Quitéria

Unidade móvel do Sesc oferecerá mamografias gratuitas em Santa Quitéria

Thiago Rodrigues

A partir da próxima terça-feira (18), mulheres poderão fazer, de graça, exames de papanicolau (citopatológico preventivo) e mamografias. O atendimento será na Carreta Sesc Saúde Mulher, que vai ficar estacionada durante três meses em frente ao Ginásio Poliesportivo de Santa Quitéria.

A iniciativa vem para contribuir com a diminuição nos casos de câncer de mama e de colo de útero. Serão 32 atendimentos por dia, por ordem de chegada. É necessário levar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Ao todo, mais de 2,8 mil pessoas deverão ser atendidas no local.

Podem fazer a mamografia mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas) de 50 a 69 anos, faixa etária elegível para o exame, segundo recomenda o Instituto Nacional do Câncer (INCA), podendo fazer a partir do 35 para quem já tem histórico familiar ou patológico. Já o citopatológico (Papanicolau) é indicado para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.

De acordo com o Sesc, os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos e Instituto do Câncer do Ceará e, durante o exame, as mulheres serão orientadas em como receber o resultado, que será entregue pelas unidades básicas de saúde. Além disso, serão realizadas ações educativas de promoção da saúde feminina.