4,2 mil exames para detecção do coronavírus já foram realizados no Ceará, diz Secretaria da Saúde

4,2 mil exames para detecção do coronavírus já foram realizados no Ceará, diz Secretaria da Saúde

Até o último sábado (28), o Ceará realizou 4.424 testes laboratoriais para o diagnóstico da infecção pela covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico mais atualizado da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A Pasta confirmou o adoecimento em 322 amostras (7,2% do total). 

Quatro óbitos também foram registrados pela doença. Além disso, 2.262 exames (51%) não detectaram a presença do coronavírus, e 1.840 (41,5%) ainda aguardam resultado das análises laboratoriais. 

Conforme a Sesa, 3.606 das amostras (81%) foram processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), onde proporção de positividade das amostras está em 11,1%. Os outros 818 testes (19%) foram realizados por laboratórios particulares; com taxa de positividade em 16,9%.

O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, garante que o Ceará está entre os estados que mais executam testes para detecção da doença. Na última sexta (27), o Governo do Estado anunciou a importação de mais 350 mil testes rápidos para detecção, vindos da China. 

“As coletas serão prioritárias para o teste em profissionais da saúde, com resultados para a doença entre cinco a dez minutos”, informou o Governo. Nesta semana, o Centro de Eventos do Estado deve reabrir as portas para realização dos testes exclusivamente nestes profissionais.

Diário do Nordeste