Covid-19: como se comportar durante as compras fora de casa

Covid-19: como se comportar durante as compras fora de casa

Moedas e cédulas de dinheiro passam de mão em mão pelas ruas e em comércios. Cartões de banco e documentos pessoais também são usados frequentemente por todos. Não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa a covid-19 sobrevive em superfícies, mas a orientação central para evitar contaminação é, após usar esses objetos, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel 70%, além de evitar tocar nos olhos, boca ou nariz.

Mesmo com a recomendação do Ministério da Saúde de manter o isolamento social, algumas pessoas ainda precisam frequentar mercados e farmácias em busca de itens essenciais ou mesmo estabelecimentos de saúde. De acordo com os especialistas da área da saúde, quando saímos de casa, o importante é manter um distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas. O ideal é fazer as compras e até tocar nos objetos, mas ficar atento para não levar as mãos à boca. Assim que acabar, é recomendado higienizar as mãos.

Estudos apontam que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o que causa a covid-19) podem persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar, por exemplo, conforme o tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente.