PUBLICIDADE

Por que você não deve fazer álcool em gel em casa

O número crescente de casos do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil fez com que o álcool em gel desaparecesse das prateleiras das farmácias. A dificuldade em encontrar o produto fez com que "como fazer álcool em gel" fosse uma das perguntas mais buscadas na internet desde quinta-feira (12), de acordo com o Google. No entanto, a tentativa de produção caseira do seu próprio desinfetante não é recomendada por especialistas.

"Existe uma concentração ideal de álcool para que ele tenha ação antisséptica. Em casa, as pessoas não têm os instrumentos ou a matéria-prima correta, e o resultado provavelmente não funcionar", explica a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo), Vladi Consiglieri.

Além da ineficácia, o produto caseiro pode irritar a pele. "Quanto maior a concentração de álcool, mais desidratante. Por isso, é melhor usar o álcool em gel industrializado, que tem ingredientes que não agridem tanto", diz Consiglieri.

Algumas das receitas ensinadas na internet usam materiais como vodca e gel de cabelo, mistura que poderia resultar em vermelhidão e irritação cutânea. A professora ensina que os melhores produtos para prevenir doenças provavelmente já estão na sua casa: água e sabão.
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget