Seduc orienta ensino a distância/domiciliar para escolas estaduais durante quarentena

Seduc orienta ensino a distância/domiciliar para escolas estaduais durante quarentena

Diante do atual cenário de suspensão das atividades educacionais presenciais na rede pública estadual de ensino no Ceará, a secretária da Educação do Estado, Eliana Nunes Estrela, e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Anízio Santos de Melo, apresentaram algumas diretrizes que orientam processo de ensino a distância/domiciliar como parte do calendário letivo de 2020.

Esta ação deve ser organizada pelos estabelecimentos de ensino da rede estadual do Ceará, como estratégia para cumprir a carga horária do trabalho escolar, com base em um Plano de Atividades Domiciliares, sob a orientação e acompanhamento das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). 

Diante disso, toda reposição da carga horária correspondente aos dias letivos, alvo de suspensão de atividades presenciais, será realizada por meio de atividades a distância/domiciliares, utilizando estratégias de ensino e acompanhamento da aprendizagem de forma remota, organizando aulas não presenciais, por meio da orientação das/os professoras/es e núcleo gestor.

Um total de oito diretrizes deve guiar as escolas para a elaboração do Plano de Atividades Domiciliares. Entre elas, o livro didático é apontado como principal ferramenta para as aulas remotas. Além disso, a Secretaria da Educação apoiará estudantes e educadores para o uso de aparatos tecnológicos a fim de facilitar a conexão neste período de ensino domiciliar. Entre as plataformas disponíveis pela Seduc estão o Aluno Online, Professor Online e o Google Classroom.

O documento estabelece ainda que as avaliações dos conteúdos ministrados durante o período de suspensão das aulas presenciais poderão ser aplicadas quando os estudantes retornarem às escolas ou utilizando recursos dos ambientes virtuais de interação quando for possível.

Diário do Nordeste