Sem materiais para atender a população, prefeitos do Ceará pedem socorro ao Governo do Estado

Sem materiais para atender a população, prefeitos do Ceará pedem socorro ao Governo do Estado

Prefeitos e secretários municipais de Saúde do Ceará compareceram a sede da Aprece – Associação dos Municípios do Estado do Ceará, em Fortaleza, nesta terça-feira (17), e disseram ao Doutor Cabeto, secretário de Saúde do Estado, e aos representantes do Ministério Público que necessitam de recursos para comprar os insumos de prevenção ao coronavírus (Covid-19).

Os gestores pediram treinamento para o pessoal que, em cada município, vai colher a amostra do material para saber se o paciente está infectado. Pediram ainda kits de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs (máscaras, luvas, óculos, álcool em gel e desinfetantes) para serem usados pelos profissionais.

O secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, citou como medida a ser adotada, sem dá prazos, compra em grande escala, de comum acordo entre Estado e municípios, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – como máscaras, luvas, álcool em gel, sabão, etc). A aquisição deverá acontecer de forma coletiva, de modo a baratear os custos.

Edison Silva