Startup brasileira lançará teste rápido de coronavírus com resultado em 10 minutos

Startup brasileira lançará teste rápido de coronavírus com resultado em 10 minutos

A Hi Tecnologies, startup de Curitiba, afirmou que desenvolveu um exame rápido capaz de emitir diagnóstico em poucos minutos sobre o novo coronavírus. A novidade cai como alívio para uma das preocupações no combate à doença, a falta de testes para todas as pessoas afetadas.

O teste de coronavírus é uma cápsula que retira uma quantidade mínima do sangue do paciente através de um furo na ponta do dedo. Esse fluido então é interpretado pelo minilaboratório HiLab, equipamento disponível em farmácias e que serve também para realizar outros 15 tipos de exames.

Diferente de outros exames, que detectam antes mesmo de qualquer sinal da doença, os testes da Hi Lab são eficazes apenas 3 dias após os primeiros sintomas aparecerem. Para dar o diagnóstico, o HiLab detecta anticorpos produzidos pelo organismo em reação à presença do vírus.

Segundo informações da empresa, a precisão é estimada entre 93% e 99% e pode aumentar de acordo com o tempo que o paciente está apresentando sintomas. O resultado sai em cerca de 10 minutos e custo estimado para o consumidor final é de R$ 130 reais.

Focus.jor