Tinga é o 2º lateral-direito com mais gols na história do Fortaleza | A Voz de Santa Quitéria
PUBLICIDADE

Tinga é o 2º lateral-direito com mais gols na história do Fortaleza

Tinga é artilheiro. Mesmo na defesa, ganha fama pelos gols decisivos. E na relação com o Fortaleza, iniciada em 2015, o lateral-direito cravou um espaço na história e na memória do torcedor: se tornou o 2º maior goleador da posição dentre todos do Tricolor ao marcar na vitória sobre o CSA, sábado (7), por 1 a 0, na Arena Castelão, pela Copa do Nordeste.

Segundo dados do historiador David Barboza, o tento foi o 14º do atleta, que se iguala a Mesquita, defensor que atuou entre 1950 e 1960, e também Expedito, presença marcante do Leão nos anos 90. O índice ainda ultrapassa Chiquinho, que marcou época com um tricampeonato cearense - títulos em 2003, 2004 e 2005.

Na liderança do ranking, no entanto, está Caetano, com 18. O ex-jogador foi peça chave na década de 1980 e tem como filhos Rony e Raffael, que seguiram a carreira no futebol.

A trajetória leonina então evidencia a herança da posição: ser goleador é um ofício a mais aos laterais. E a tônica é tão presente sob o comando de Rogério Ceni que torna o desempenho de Tinga mais notório no cenário nacional.

O Footstats, site especializado em estatísticas, divulgou levantamento que mostra o jogador de 26 anos como o lateral que mais participou diretamente de gols no futebol brasileiro desde 2019. Assim, Tinga atuou em 51 jogos, sendo 44 como titular, e balançou as redes sete vezes, além de nove assistências, o que totaliza 16 participações diretas.

O reflexo da efetividade reside no protagonismo do gaúcho ao avançar para o último terço do campo. Em 2020, por exemplo, o jogador tem dois gols e três assistências em oito partidas. Os números já superam os dados do atacante Romarinho e do meia Mariano Vázquez, dupla que não marcou na temporada e têm duas assistências cada.

"Para um lateral é muito difícil fazer gol, então fico muito feliz com a marca. Mas não é apenas eu, os quatro laterais fazem gols, não temos titulares. É bom para o nosso rendimento", explicou Tinga.
Tags
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget