Caixa vai criar conta para brasileiros que não têm CPF

Caixa vai criar conta para brasileiros que não têm CPF

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse, em entrevista ao programa Poder em Foco, que o banco ajudará os brasileiros que não têm CPF (cadastro de pessoa física) a receber o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal, também conhecido como coronavoucher.

O banco estatal fará 1 esforço para criar uma conta digital gratuita ao público. Guimarães disse que há discussões com o Banco Central para “agilizar o processo” para o beneficiário obter o CPF e ter acesso ao sistema financeiro.

A Receita Federal é responsável pela emissão de CPF. É possível tirar o documento no site do Fisco. O problema é que pessoas mais humildes podem ter dificuldade para preencher o formulário, além de ser necessário fornecer o número do título de eleitor.

Criada para minimizar os impactos econômicos da crise da covid-19, a renda básica emergencial é paga a pessoas de baixa renda. O benefício vai durar 3 meses, segundo lei sancionada por Jair Bolsonaro em 1º de abril de 2020.

O presidente da Caixa afirmou que haverá cuidado para evitar fraudes. Disse que é importante que as pessoas tenham o cadastro de pessoa física. “Para quem já tem o CPF, está resolvido. Para quem não tem, há discussão neste momento com o Banco Central, porque temos 1 problema potencial de fraude”, declarou.

Poder 360