Ceará registra primeiro caso de Covid-19 no sistema penitenciário

Ceará registra primeiro caso de Covid-19 no sistema penitenciário

Foi registrado o primeiro caso de Covid-19 no sistema penitenciário cearense. Trata-se de um jovem de 24 anos, detido na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, em Itaitinga, na Grande Fortaleza. O diagnóstico foi confirmado na terça-feira (7).

Ao todo, o Ceará contabiliza 1.268 casos e 42 óbitos, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) desta quarta-feira (8).

A Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) informou que o preso foi internado no Hospital São José com sintomas de gripe, na quinta-feira (2), e recebeu o diagnóstico positivo para a Covid-19 na terça-feira. Segundo a Pasta, o detento se encontra estável e sem nenhum tipo de ajuda mecânica respiratória.

A principal suspeita é de que o interno tenha contraído o vírus na saída do presídio para o hospital. Ao voltar para a unidade prisional, ele foi isolado.

A direção do presídio decidiu realizar o exame nos outros 17 presos que estavam na mesma cela do jovem de 24 anos, e todos testaram negativo para Covid-19.

Em nota, a SAP ressaltou "que os internos desta unidade que possuem algum tipo de fator de risco também passaram por tratamento diferenciado e estão recolhidos em local isolado e seguro".

"Por fim e para efeito de transparência, a Secretaria da Administração Penitenciária comunica que o fato está oficialmente informado à Justiça, ao Ministério Público, as entidades de controle social e aos familiares do interno", conclui a Pasta.

G1 CE