É falso que hospital dedicado à Covid-19 em Fortaleza não tem pacientes

É falso que hospital dedicado à Covid-19 em Fortaleza não tem pacientes

Circula nas redes sociais um vídeo mostrando o interior do Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, no Ceará. A legenda diz que a reportagem de um jornal local mostrou que sete leitos estavam ocupados, mas que na visita feita por um vereador não foram encontrados pacientes.

“Hoje [20 de abril] no CETV 1 foi noticiado que já tinha 7 leitos ocupados no hospital de campanha do estádio Presidente Vargas, mas vereadores de Fortaleza conseguiram com efeito de liminar entrar no local e mostrar a realidade!!! Só queria saber onde botaram esses 7 pacientes 🤔🤔🤔”
Legenda do vídeo compartilhado no Facebook que até as 13h do dia 22 de abril de 2020 tinha mais de 24 mil compartilhamentos

A informação é falsa. O vídeo utilizado para tentar comprovar que o Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas não tem pacientes é antigo. A filmagem original foi feita pelo vereador Márcio Martins (PROS) no dia 17 de abril. Na época, o vereador obteve uma liminar na justiça para inspecionar o trabalho de construção da unidade. O hospital inaugurou os primeiros 51 leitos somente no sábado, dia 18 de abril.

Já a reportagem do CETV 1 – telejornal exibido pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo em Fortaleza – que noticiou a ocupação de sete leitos no Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas foi gravada no dia 20 de abril – três dias depois do vídeo feito pelo vereador. Ou seja, a legenda da publicação engana ao comparar a situação em dois dias diferentes.

Na terça-feira (21), um novo bloco com mais 51 leitos entrou em funcionamento. Nesta quarta-feira (22), 25 pacientes estavam internados no Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas. Pelo menos duas pessoas já receberam alta na unidade.

Além do hospital de campanha, a cidade de Fortaleza atende casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Instituto Dr. José Frota e também no Hospital Infantil Filantrópico Sopai. No último domingo (19), a Prefeitura de Fortaleza prorrogou o isolamento social até dia 5 de maio. Até  a manhã de quarta-feira (22), o Ceará tinha 3.858 casos confirmados e 227 mortes por Covid-19. Na capital Fortaleza, eram 3.153 casos e 181 óbitos.

Lupa