Ministério da Saúde anuncia plano de relaxamento de isolamento social para a próxima semana

Ministério da Saúde anuncia plano de relaxamento de isolamento social para a próxima semana

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, anunciou, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 22, que a pasta já conta com uma matriz de medidas para o relaxamento para a abertura gradual de serviços não essenciais. A diretriz será estudada de acordo com as necessidades, como quadro de profissionais de saúde e número de equipamentos, e características de cada região. Documento deve ser entregue na próxima semana.

"O afastamento [isolamento social] é ótimo na largada. mas tem que estar acompanhado de um plano de saída. É isso que vamos desenhar com as secretarias", pontuou Teich. O ministro, no entanto, não deu detalhamento sobre as medidas, mas afirmou que é preciso entender que "o Brasil é gigante e heterogêneo e não tem como a diretriz ser igual para todo mundo".

Conforme Nelson Teich, será preciso um estudo para diretrizes específicas de afrouxamento das medidas de isolamento em cada região do País. "Qual é a infraestrutura de leitos da região? Como estão os recursos humanos? Como está o planejamento? É importante que consigamos ajudar os governos e municípios nesse processo de ajuste", pontua.

O POVO Online