Pandemia afeta acesso a saúde, assistência social e educação em Santa Quitéria, aponta estudo | A Voz de Santa Quitéria
PUBLICIDADE

Pandemia afeta acesso a saúde, assistência social e educação em Santa Quitéria, aponta estudo

A problemática global causada pelo alastramento dos casos de coronavírus tem proporções ainda não calculadas integralmente. Contudo, parte dos efeitos locais da Covid-19 já está sendo mapeada pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE). Levantamento da entidade concluiu que a priorização do enfrentamento à doença pandêmica tem colocado em risco a manutenção de serviços básicos, como saúde e assistência social, e aumentado o risco de abandono escolar por crianças e adolescentes.

O estudo foi feito entre 31 de março e 5 de abril, e dos 184 municípios cearenses, apenas 71 responderam à pesquisa, incluindo Santa Quitéria. Dos 75 gestores e técnicos consultados, 38% confirmaram que "está havendo algum acompanhamento de crianças e adolescentes em risco de abandono escolar" durante o isolamento social, cuja estratégia vem obrigando instituições de ensino remodelaram o calendário letivo, com ensino domiciliar ou férias antecipadas, por exemplo.

Os representantes são de cidades cearenses que "estavam avançando em relação à Busca Ativa Escolar", mas enfrentam dificuldades para reverter o gargalo no período de quarentena. A presidente da APDMCE, Sônia Fortaleza Pinheiro, sinaliza que a falta de informações sobre os estudantes pode dificultar o resgate deles à sala de aula.

O diagnóstico da pesquisa revelou ainda múltiplos problemas na assistência à saúde. Conforme o estudo, consultas para avaliação de crescimento e desenvolvimento (puericultura) que haviam sido pré-agendadas não foram ofertadas pelas unidades básicas.

Com informações do Diário do Nordeste
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget