Primeiro caso confirmado de coronavírus no Cariri, idosa de 63 anos recebe alta

Primeiro caso confirmado de coronavírus no Cariri, idosa de 63 anos recebe alta

Na última sexta-feira, 10, Isabel de Fátima de Sousa se despedia da clínica médica II, do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. A idosa de 63 anos tinha sido diagnosticada com coronavírus, e recebeu alta após 28 dias de internação. Ao sair, profissionais de saúde que a acompanharam aplaudiram a alta. O diagnóstico positivo para Covid-19, o primeiro da região Cariri, foi confirmado no dia 19 de março, pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra.

Isabel começou a sentir os sintomas quando retornou de viagem para São Paulo, onde visitou os cinco filhos. Ela sentia febre, cefaleia, dispneia e dores no corpo, sintomas da Covid-19. No dia 13 de março, ela procurou o hospital. Paula Roberta de Souza Castro, filha dela, afirma que quando a mãe esteve em São Paulo, usava máscara, álcool gel e todos os cuidados possíveis, e que os filhos não esperavam que ela voltasse com sintomas da doença.

A Covid-19 se manifestou em Isabel de forma moderada, causando pneumonia, complicações no sistema renal e necessidade de oxigênio para melhorar a respiração. Paula explica que foram dias intensos por conta da distância dos filhos. “Todos os dias a doutora Carolina (médica) nos passava as informações do estado de saúde dela. Isso nos deixava mais calmos e confiantes de que ela estava em boas mãos”.

No momento da alta, ela foi recebida pelo esposo José Francisco de Oliveira. “Só tenho a agradecer a todos os profissionais pela paciência e atenção. Muito obrigada a todos”, afirmou Isabel emocionada.

O Povo Online