Receita permite pedir o CPF pela internet; veja como fazer sua inscrição

Receita permite pedir o CPF pela internet; veja como fazer sua inscrição

A Receita Federal anunciou que passará a receber novas inscrições para o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) por e-mail, e de maneira gratuita. Antes, a requisição do CPF custava R$ 7.

A intenção, segundo a Receita, é facilitar o acesso de famílias ao auxílio-emergencial de R$ 600, que será pago durante três meses em meio à pandemia do novo coronavírus.

Além de profissionais informais e microempreendedores, o benefício também vale para mães e pais chefes de família que se encaixem nos critérios da lei. Para isso, no entanto, é preciso cadastrar o CPF de todos os filhos, de qualquer idade.

Como funciona?
A inscrição poderá ser feita pelo e-mail atendimentorfb.03@rfb.gov.br e será preciso enviar os seguintes documentos:
  • Identificação. Para maiores de 16 anos, é preciso enviar o RG atualizado, ou o RG desatualizado com a certidão de casamento ou nascimento. Para menores de 16 anos, é preciso anexar o RG ou certidão de nascimento do menor, além do RG do responsável. Em todos esses casos, também serão aceitos carteira de trabalho, passaporte ou qualquer outro documento oficial em que constem naturalidade, filiação e data de nascimento.
  • Título de eleitor (facultativo)
  • Comprovante de endereço
  • Foto de rosto (selfie) do novo inscrito ou do responsável
Nessa foto, a pessoa deve aparecer segurando o documento de identidade aberto (frente e verso). A imagem precisa registrar a fotografia e o número do documento, de forma legível. A medida tem o objetivo de evitar fraudes.