Reforço na Pandemia: Federal do Cariri antecipa formatura de 37 médicos

Reforço na Pandemia: Federal do Cariri antecipa formatura de 37 médicos

Para reforçar o quadro de profissionais no combate ao novo coronavírus, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) antecipou a formatura de 37 estudantes do 12ª período do curso de Medicina. A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), com a presença de apenas quatro formandos e representantes da Universidade Federal, primeira instituição pública a antecipar a cerimônia no Ceará. A colação de grau durou em média 40 minutos e seguiu todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma Resolução do Ministério da Educação (MEC) permite que estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia antecipem a formatura, este ano, para ajudar no combate à pandemia. A carga horária dedicada deverá ser computada pelas instituições de ensino para complementar o estágio curricular obrigatório. No Ceará, a Universidade de Fortaleza (Unifor) foi a primeira a adotar o procedimento e graduou 82 alunos da área de saúde, no último dia 14. Outras instituições já se mobilizam para fazer o mesmo.

Regras
Podem colar grau antecipadamente estudantes de Medicina que cumprirem, pelo menos, 75% da carga horária do internato/estágio, e alunos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia no momento em que cursarem a mesma porcentagem do ensino curricular obrigatória de seus cursos. “A medida tem caráter excepcional, valerá enquanto durar a situação de emergência na saúde pública e servirá exclusivamente para atuação no combate ao novo coronavírus”, determina a resolução, publicada em 6 de abril.

Diário do Nordeste