CE é o 2º do Nordeste em denúncias de médicos sobre falta de estrutura para enfrentamento à Covid-19 | A Voz de Santa Quitéria

PUBLICIDADE


CE é o 2º do Nordeste em denúncias de médicos sobre falta de estrutura para enfrentamento à Covid-19

No Ceará, foram registradas 118 denúncias feitas por médicos com relação às falhas na infraestrutura das unidades de saúde para atendimento dos pacientes com Covid-19, no Conselho Federal de Medicina (CFM). O Estado marca o 2º lugar do Nordeste entre os estados com maior número de reclamações dos profissionais sobre as condições de proteção e capacidade de atendimento.

O Estado ficou atrás somente da Bahia (161) e na frente de estados como Pernambuco (115), Rio Grande do Norte (66), e Paraíba (51). O Nordeste soma 611 relatos, correspondente a 28% do total do país, de reclamações dos médicos quanto à estrutura para o enfrentamento à Covid-19.

Fortaleza reúne o maior número de reclamações com 73 relatos de médicos sobre dificuldades estruturais no combate ao novo coronavírus no Ceará. Sobral (5) e Fortim (3), no norte do Estado, e Horizonte (3) e Itaitinga (3), na Região Metropolitana de Fortaleza, aparecem em seguida na lista dos 29 municípios cearenses registrados no levantamento.

O Conselho de Medicina analisou as reclamações ligadas à falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), insumos, exames e medicamentos, recursos humanos (como enfermeiros, médicos e equipe de limpeza), material de higiene e logística de atendimento. O Sistema Verdes Mares solicitou a distribuição das denúncias feita no Ceará, mas essa informação não foi disponibilizada.

Já sobre a situação no Nordeste, o relatório analisa que as principais reclamações são sobre falta de EPIs (35,9%), insumos (21,1%), materiais de higiene (14,8%), recursos humanos (12,4%), dificuldades na triagem (10,8%) e carência de leitos (5%). Na Região, as denúncias partem 89% de unidades públicas, 8% privadas e 3% entre instituições filantrópicas e não identificadas.
Tags
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget