Ministério Público do Ceará solicita reabertura dos “Vapt Vupt” para emissão de RG

Ministério Público do Ceará solicita reabertura dos “Vapt Vupt” para emissão de RG

Considerando que diversos cidadãos necessitam solicitar novo documento de identidade para ter acesso ao auxílio emergencial, o Ministério Público do Ceará (MPCE) solicita que o Governo do Ceará restabeleça o atendimento dos “Vapt Vupt” no estado. O documento foi expedido na última sexta-feira, por meio do Centro de Apoio da Cidadania.

A carteira de identidade, ou Registro Geral (RG), é um documento necessário para quem deseja, por exemplo, regularizar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Conforme o documento, em razão ao atual cenário econômico decorrente da pandemia de Covid-19, a renda de muitos foi afetada, e o auxílio emergencial e outros benefícios eventuais estão sendo as principais ou únicas fontes de renda de diversas famílias. Dessa forma, torna-se essencial facilitar o acesso à emissão de documentos necessários para o recebimento dos benefícios.

Os “Vapt Vupt” são Centrais de Serviços que concentram diferentes tipos de atendimentos de órgãos como a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), entre outros. Nesses locais, os cidadãos ainda têm acesso à emissão do documento de identidade. Entretanto, estas unidades não estão realizando atendimento ao público desde 17 de março.