Pessoas sem sintomas infectam durante 8 dias, aponta estudo em Wuhan

Pessoas sem sintomas infectam durante 8 dias, aponta estudo em Wuhan

Ao acompanhar 78 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, um estudo chinês chegou à conclusão que uma pessoa sem sintomas é capaz de infectar outras, sem saber, por metade do tempo que uma pessoa doente. O grupo foi escolhido por todos terem se infectado após ter contato com uma mesma pessoa que foi hospitalizada.

As autoridades sanitárias identificaram 26 situações de exposição viral ligadas a esse paciente. Elas aconteceram dentro do setor de frutos do mar do mercado de animais silvestres de Wuhan, local onde o vírus foi detectado e a partir daí ganhou tração e se espalhou pelo mundo.

Os 78 pacientes nessas situações de exposição foram isolados e acompanhados durante 3 meses. Quase metade deles, 42%, não manifestou sintoma nenhum. O perfil mais comum era de mulheres e de jovens. Os pesquisadores Rongrong Yang, Xien Gui, Yong Xiong, ligados à universidade de Wuhan, do Hospital de Zhongnan e do Departamento Chinês de Doenças Infecciosas analisaram exames clínicos, tomografias e fizeram testes sucessivos de detecção de partículas do coronavírus nesses pacientes.

CNN