Prorrogado prazo de solicitações de vistorias de perdas pelo Garantia Safra

Prorrogado prazo de solicitações de vistorias de perdas pelo Garantia Safra

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário garantiu, junto à Coordenação Nacional do Garantia Safra, a prorrogação da data limite para recebimento de solicitações de laudos de perdas e a indicação do técnico vistoriador para safra 2019/2020. Agricultores de Santa Quitéria e mais 108 municípios cearenses são atendidos pela decisão do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento. O prazo agora vai até o dia 15 de maio.

A aplicação dos laudos in loco, entretanto, não ocorrerá enquanto perdurar o Estado de Calamidade Pública e Emergência Sanitária no Ceará. A excepcionalidade obedece à Portaria No. 11/20, da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, e a necessidade de isolamento social. Os parâmetros a serem utilizados para a apuração da safra 2019/2020 serão os indicadores meteorológicos (Inmet/Cemaden) e a série história do IBGE (LSPA).

“É importante que os municípios façam essa solicitação, ainda que tenham expectativa de uma boa colheita”, adverte o coordenador estadual do Garantia Safra, Arimatea Gonçalves.