Terra treme no Ceará em ponto entre os açudes Castanhão e Banabuiú

Terra treme no Ceará em ponto entre os açudes Castanhão e Banabuiú

Um tremor de terra de magnitude 1.2 grau na escala Richter foi registrado na madrugada dessa segunda-feira, 11, no município de Jaguaretama, num ponto do território cearense que fica localizado entre os açudes Banabuiú e Castanhão, dois dos principais reservatórios do Estado.

O sismo aconteceu às 3h09min, foi registrado por sensores do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN). A vibração neste nível é considerada de baixa intensidade e aparentemente sem riscos para as duas barragens - ambas atualmente com baixo volume hídrico.

O ponto do tremor em Jaguaretama (a 246 km da Capital) fica distante cerca de 20 quilômetros do açude Banabuiú e a 40 quilômetros do Castanhão.

Com a quadra chuvosa atual, iniciada em fevereiro e que se encerra no fim deste mês, os dois reservatórios ganharam boa recarga em relação ao cenário que estiveram no começo de 2020.

O Banabuiú está com 12,15% (194 milhões de metros cúbicos) acumulado de sua capacidade enquanto o Castanhão, o maior do Estado, chegou ao volume de 15,6% (1,04 bilhão de m³), segundo os dados da manhã desta segunda-feira, 11, do Portal Hidrológico do Ceará. Os dois chegaram a estar com apenas 6,07% e 2,42% do total, respectivamente, como menores volumes deste ano.

O Povo Online