7 dicas úteis para você comprar um imóvel em Fortaleza

7 dicas úteis para você comprar um imóvel em Fortaleza

Fortaleza é uma das cidades mais importantes do país, constituindo-se aliás na capital do estado do Ceará. É a cidade mais rica e desenvolvida desse estado, atraindo turistas e investidores de diversas partes do Brasil e do mundo. Contudo, para comprar imóvel em Fortaleza é preciso ter uma boa dose de sagacidade e inteligência.

Por conta das características da cidade em questão e do seu respectivo mercado imobiliário, é preciso analisar uma série de critérios, cautelosamente, antes de se efetivar uma decisão de aquisição de imóvel.

1.Cuidados com imóveis adquiridos na planta
É muito comum as incorporadoras e empresas efetuarem a oferta de imóveis na planta, ou seja, quando eles ainda não foram efetivamente construídos ou ainda estão na fase de construção e não foram finalizados. É muitas vezes uma opção atrativa para os consumidores, visto que os preços costumam ser pelo menos 30% menores. Dependendo da localidade, esse desconto é ainda maior.
Contudo, comprar um imóvel na planta exige uma série de cuidados. É fundamental averiguar com muita calma os documentos desse imóvel. É preciso conferir se ele está tudo ok em termos legais. E para saber isso você precisa descobrir se ele possui o famoso Registro de Incorporação (RI). 
É nesse RI que estão descritos todos os atributos do imóvel e por meio dele pode-se conhecer todos os detalhes da planta do imóvel e todos os seus respectivos espaços, a área de lazer, as vagas disponíveis e também o memorial descritivo.
Para se ter uma noção mais completa da relevância deste documento, as unidades só podem ser vendidas depois do registro estar liberado. Ademais, é ele que define que o projeto seja implementado da forma como está elaborado no documento, de acordo com os requisitos da prefeitura da cidade onde se localiza. 
O RI, por fim, é o documento que proporcionará maior segurança e garantia para quem é comprador, no caso você. O empreendimento deve respeitar o projeto, cumprir corretamente os prazos e não sofrer mudanças que não estejam listadas no documento. Além disso, é preciso prestar atenção ao reajuste mensal do INCC até o ato da entrega, uma vez que o valor que será financiado não é o mesmo da correção.

2.Verificação da documentação de imóvel pronto
Não é só com relação ao imóvel na planta que se deve atentar para a documentação. É preciso ter o mesmo cuidado com os documentos do imóvel pronto. No caso do imóvel pronto, a primeira coisa que precisa ser averiguada é a matrícula devidamente atualizada. Afinal, é nela que estarão contidas as informações que vão desde a descrição do imóvel até os dados dos seus donos.
Nele é possível conferir ainda se existe algum tipo de ônus para o proprietário ou até mesmo se há algum tipo de ação judicial contra o imóvel. Além disso, é necessário efetuar a emissão de todas as certidões negativadas de dívidas dos proprietários atuais, a nível municipal, estadual ou federal.
É preciso ainda emitir a certidão de débito de IPTU deste apartamento em Fortaleza. Vale a pena também fazer uma simulação para a análise de crédito no caso de quem quer usar um financiamento para comprar o imóvel, para saber se terá condições de arcar com os custos dessa compra.

3.Faça uma análise apurada do histórico da construtora
Essa é uma dica válida para quem irá comprar um apartamento. No processo de análise de histórico da construtora, não deixe de averiguar quais foram os empreendimentos que já foram entregues, saiba qual é o grau de satisfação dos clientes da companhia, confira o padrão de qualidade da empresa e do empreendimento em si e a pontualidade na finalização do edifício.
Verifique qual é a reputação da construtora no mercado e que materiais foram usados no apartamento. Este último item é relevante pelo motivo de que é ele que assegurará a qualidade do imóvel um todo, tornando-o não só mais bonito e funcional, mas também bem mais seguro.
Uma ideia interessante nesse propósito é fazer uma pesquisa a respeito da empresa na Internet. Quem gostou e está satisfeito certamente aparecerá, mas quem reclama gosta de se fazer ainda mais presente. Além de tudo, o tempo de mercado também é um elemento importante, uma vez que construtoras com fama ruim fecham em um tempo bem curto.

4.Selecione muito bem a localização
Ao se pesquisar e analisar imóveis, é muito importante refletir sobre a região na qual eles se encontram. Desse modo, faça uma avaliação apurada do bairro e região onde o imóvel está localizado. 
Isso quer dizer observar não apenas o imóvel em si, mas também todo o seu entorno, toda a infraestrutura contida no bairro. Veja se existem vias principais e vias alternativas na região, quais e quantos são os meios de transporte público que atendem essa área e como são as condições de trânsito.
Ademais, você deve pesquisar também se existem serviços essenciais próximos do local, como mercados, hospitais, farmácias, escolas, academias e comércios como um todo.

5.Saiba qual é a faixa de preço dos imóveis
A pesquisa de mercado é crucial quando se está buscando por um imóvel para comprar. É apenas depois de saber quais são os preços normalmente aplicados pelo mercado imobiliário da capital cearense para aquela região que se pode ter uma noção clara se o valor pedido pelo imóvel é justo ou não.

6.Faça uma visita ao imóvel
É imprescindível que você faça uma visita ao local, mais de uma vez se necessário. Isso é válido não apenas para se estudar o entorno e a parte externa do bem, mas a parte interna, ou seja, o interior do imóvel. Esse é um item essencial para saber quais são as reais condições e estado deste imóvel.

7.Possua um bom contrato em mãos
O contrato é o documento que vai ser uma garantia para ambas as partes envolvidas na negociação. É uma forma de se certificar que todos os envolvidos irão cumprir com os seus deveres. 
Lembre-se de que é importante que o contrato abranja todo o conteúdo que lhe interessa. Se for o caso, vale a pena recorrer à uma imobiliária antes de fechar contrato em uma das casas à venda em Fortaleza.

Agora você sabe tudo o que é necessário levar em consideração na hora de adquirir um imóvel em Fortaleza com mais segurança e propriedade. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais.