Auxílio emergencial sumiu da conta digital? Veja o que fazer

Auxílio emergencial sumiu da conta digital? Veja o que fazer

Após alguns beneficiários do auxílio emergencial alegarem que o dinheiro da segunda parcela teria sumido da poupança digital da Caixa, o banco explicou através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais o que teria acontecido. De acordo com presidente da instituição, Pedro Guimarães, provavelmente o valor foi transferido automaticamente para outra conta do titular, cadastrada para recebimento da primeira parcela do auxílio.

Durante uma live feita pela Caixa na segunda-feira, uma beneficiária, que se identificou apenas como Isabel, contou que o dinheiro que recebeu havia sumido. A partir daí, muitas outras pessoas foram às redes sociais fazendo a mesma reclamação.

Para evitar uma superlotação das agências, a Caixa decidiu bloquear as transferências, ou mesmo saques, até o dia 30 de maio. Sendo assim, até a data, o dinheiro ficou disponível apenas na conta virtual para pagamentos de boletos e compras por meio do cartão de débito digital. No dia seguinte, com a liberação, o saldo restante foi deslocado para conta informada pelo cidadão no momento do cadastro. Dessa forma, o beneficiário deve conferir se a quantia está disponível em suas demais contas bancárias.

"Para aqueles que não tinham conta em banco nenhum, [o saldo] continua na conta digital. Para os 10 milhões que já tinham contas [na Caixa ou em outros bancos], esse dinheiro foi depositado nessas contas", explicou Guimarães.

Em relação aos demais casos, em que o auxílio emergencial sumiu da conta sem nenhuma ação do titular, a Caixa disse que "os recursos são enviados da Poupança Social Digital para a conta de destino conforme calendário de saque divulgado". Ainda esclareceu que essa operação de transferência e crédito realizada pelo banco de destino pode levar de 1 a 2 dias.

Extra