Bruno Funchal vai substituir cearense Mansueto Almeida no Tesouro Nacional

Bruno Funchal vai substituir cearense Mansueto Almeida no Tesouro Nacional

O Ministério da Economia confirmou, nesta segunda-feira (15), a substituição do secretário do Tesouro Nacional. Por meio de nota, a Pasta informou que o processo de transição, do atual secretário Mansueto Almeida para o novo titular, Bruno Funchal, será concluído no dia 31 de julho.

Mansueto também divulgou nota. Disse que fica no cargo até o fim dessa transição e acrescentou que “todo o restante da equipe do Tesouro permanece, e nada muda com relação às diretrizes atuais da política fiscal, que são as diretrizes do próprio ministro Paulo Guedes”.

Mansueto Almeida é um dos secretários mais próximos do ministro Paulo Guedes e chegou a emprestar o nome ao plano econômico de ajuda federal aos estados. O Plano Mansueto foi enviado ao Congresso Nacional no ano passado e exigia que os estados endividados adotassem medidas de ajuste fiscal para receber ajuda financeira. Entre essas medidas estão privatizações e reforma da Previdência.

O próximo secretário do Tesouro, Bruno Funchal, é economista e, nos anos de 2017 e 2018, foi Secretário de Fazenda do Espírito Santo. Naquela época, o estado recebeu nota A do Tesouro Nacional. Desde o começo do ano passado, Funchal é diretor de programa no Ministério da Economia e foi um dos responsáveis pela elaboração do projeto do novo Pacto Federativo.

EBC