Governo do CE decide nesta sexta-feira novas medidas do isolamento social

Governo do CE decide nesta sexta-feira novas medidas do isolamento social

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que nesta sexta-feira (19) tomará, juntamente com a equipe de enfrentamento à covid-19, as medidas necessárias do novo decreto estadual de isolamento social no Estado, que passa a vigorar a partir de segunda-feira (22). 

De acordo com ele, toda a equipe do governo estará reunida para avaliar as próximas fases da reabertura econômica em Fortaleza e no interior do Estado. 

"Nós vamos discutir quais são as regiões que passam de fase para tomar a decisão com muita responsabilidade. Estamos também a partir de amanhã iniciando a distribuição de 5 milhões de máscaras para famílias de baixa renda", acrescentou.

Fortaleza ainda está na fase 1 do plano de reabertura das atividades econômicas, com expectativa de avançar a partir de segunda-feira para a fase 2. Já o interior continua na fase de transição do plano de reabertura responsável, com algumas cidades ainda em lockdown.

O governador também disse que na manhã desta sexta-feira serão apresentados dados da primeira etapa da pesquisa de soroprevalência. 

"Para a primeira etapa foram 3.300 amostras realizadas em Fortaleza. Nós vamos ter ideia do percentual de fortalezenses que já tiveram o vírus, que já foram contaminados ou que já têm anticorpos. É uma informação importantíssima para que a gente possa tomar as decisões, inclusive de reabertura na capital", explicou.

Santana ainda afirmou que a pesquisa de soroprevalência foi iniciada nesta quinta-feira em Sobral. A cidade da região norte é uma das mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus.

Além disso, o governador reforçou a prorrogação do pagamento das contas de luz e água para os consumidores de baixa renda do Ceará. "São mais de 500 mil famílias cearenses tendo as contas zeradas. Vamos prorrogar para os meses de julho e agosto. Estou conversando com a Enel".