Macrorregião de Sobral tem mais casos da Covid-19 do que 13 estados

Macrorregião de Sobral tem mais casos da Covid-19 do que 13 estados

A macrorregião de Sobral, composta por 55 municípios, já tem mais casos da Covid-19 do que 13 estados do Brasil. Conforme balanço da plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a macrorregião já concentra 14.629 registros, número superior aos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Rondônia, Piauí, Acre, Paraná, Goiás, Tocantins, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Quando restringimos os dados para o número de óbitos em decorrência da doença, a comparação para com os demais estados do Brasil é ainda mais alarmante. Com 510 mortes até a tarde de ontem (15), a macrorregião já tem mais casos do que 14 estados brasileiros e Distrito Federal.

"Isso preocupa e, desde o início, já alertávamos", enfatiza a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Sayonara Cidade. "Fizemos uma reunião com todos os secretários da região para debater esse cenário", completa.

Com a estabilização dos casos em Fortaleza, as cidades sem leitos para pacientes graves, ou com saturação nas vagas, poderão enviar pacientes para a Capital. "No começo de junho, como já havia uma diminuição, pedimos que houvesse a abertura de Fortaleza para a região Norte", revela Nilson Diniz. Essa abertura garante, segundo ele, maior capilaridade no atendimento.

Diário do Nordeste