Sobral ganhará mais 20 leitos de UTI e 6 mil testes rápidos de coronavírus nesta semana

Sobral ganhará mais 20 leitos de UTI e 6 mil testes rápidos de coronavírus nesta semana


Em isolamento rígido desde o dia 1º de junho para conter o avanço do coronavírus na Região Norte, o município de Sobral receberá respiradores para a instalação de mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) como reforço no tratamento de pacientes mais graves, além de 6 mil testes rápidos de diagnóstico da doença nesta semana. Medidas foram anunciadas pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), na tarde desta quarta-feira, 24, após reunião virtual com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT).

Por meio do Twitter, o chefe do Executivo Municipal afirmou que embora a ocupação de leitos ainda esteja elevada no município, há uma tendência de queda de indicadores sendo observada. "Os números estão mostrando uma melhora e, em breve, a gente espera retornar à normalidade no município", afirma o governador. Expectativa é que os novos leitos sejam abertos até o fim desta semana.

De acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Sobral contabiliza 5.689 casos confirmados e 204 mortes em decorrência do coronavírus. São ainda 2.539 casos em investigação 4.533 pessoas recuperadas.

Durante a reunião, também foi repercutida a pesquisa de soroprevalência da Covid-19, iniciada no dia 18 de junho em Sobral, que deve ter o resultado da primeira fase divulgado em breve, de acordo com a Sesa. São três fases, cada uma com 800 pessoas sendo testadas para descobrir índice de contaminação da doença na Cidade e quem já desenvolveu os anticorpos.

O POVO Online