Suposta lista de devolução do auxílio viraliza em Santa Quitéria: saiba a verdade

Suposta lista de devolução do auxílio viraliza em Santa Quitéria: saiba a verdade

Foto: Thiago Rodrigues
Viralizou na noite desta sexta-feira (12) nas redes sociais de Santa Quitéria, uma lista contendo mais de 400 pessoas do município que supostamente deveriam fazer a devolução do Auxílio Emergencial. Entre eles, constam servidores municipais, comerciantes e familiares não compatíveis aos requisitos do programa; pessoas que jamais prestaram serviço à Prefeitura, profissionais informais e usuários do Bolsa Família, que atendem aos requisitos conforme a Lei.

A Voz de Santa Quitéria publicou no dia anterior que 284 servidores públicos municipais deverão fazer a devolução, conforme investigação da CGU e TCE. Neste caso, houve pessoas que agiram na intenção de fraude, ao preencher os dados na Caixa Econômica e agentes públicos sem o crivo da má-fé, que estavam inseridos no Cadastro Único dos programas sociais.

A lista dos que farão a devolução não foi e nem será divulgada. Até segunda-feira (15), a Prefeitura Municipal deverá ser notificada pela Controladoria e pelo Tribunal de Contas, e receber a lista dos funcionários suspeitos para iniciar a apuração administrativa. Cada um que nela estiver será citado de maneira individual e reservada, e orientado a seguir os protocolos indicados pelas autoridades. Cabe possibilidade de processo administrativo, passível de punição, a depender do Município.

A suposta lista se trata, na verdade, dos que receberam o benefício em Santa Quitéria no mês de maio, sem julgo de irregularidade. A Voz de Santa Quitéria cruzou os nomes com o que estão no Portal da Transparência, lançado semana passada pelo Governo Federal. Lá disponibiliza tanto os que receberam no mês de abril - em quantidade mais numerosa - quanto em maio. Isso não significa que pessoas que estejam na lista serão isentas de devolver, devendo aguardar qualquer notificação oficial.