Tire suas dúvidas sobre o novo decreto de reabertura da economia do Ceará

Tire suas dúvidas sobre o novo decreto de reabertura da economia do Ceará

Em novo decreto, publicado neste sábado, 6, o Governo do Ceará prorrogou o isolamento social por sete dias em todo o Estado e estabeleceu novas regras para a retomada da economia em Fortaleza. Tire suas dúvidas sobre a primeira fase do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, que entra em vigor na Capital nesta segunda-feira, 8. 

A PRIMEIRA FASE É SOMENTE PARA FORTALEZA?
A primeira fase da liberação das atividades é apenas para Fortaleza. Todos os outros 183 municípios vão permanecer na fase de transição, com isolamento rígido em Camocim, Sobral, Acaraú e Itarema. 

E COMO FICAM OS SERVIÇOS COMO DETRAN, LOJAS ENEL E VAPT VUPT?
O Detran, Vapt Vupt e Enel ainda funcionam com agendamento, mas a retomada completa dos serviços em forma presencial apenas poderá ser avaliada após a primeira fase da retomada da economia.

E O TURISMO, EVENTOS, ACADEMIAS E FEIRAS LIVRES?
O setor de turismo retorna na terceira fase, quando os restaurantes poderão funcionar no horário noturno, mas liberação total a partir da quarta fase. Mas atividades com público acima de 1.000 pessoas não vão ser liberadas. Grandes aglomerações vão ter o funcionamento determinado somente em datas mais próximas aos eventos. Feiras livres também ficam para a fase 4.

QUANDO OS ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS RETORNAM?
Os ônibus intermunicipais estão previstos para retornar na quarta fase. No trânsito entre Interior e Capital, é importante manter os bloqueios das entradas e saídas dos municípios para que a taxa de transmissão seja contida. Academias estão para a fase 4, mas existe análise do Estado para passar para parte da reabertura para a fase 2 e depois na 3. 

SERVIÇOS DE ADVOCACIA RETORNAM? E OS CARTÓRIOS?
Não apenas os serviços de advocacia, mas os de contabilidade e auditoria retomam, desde que repeitados os limites de três trabalhadores por escritório. Cartórios continuam a funcionar com agendamento de serviços. O atendimento presencial é para serviços extrajudiciais, como notas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos e pessoas jurídicas.